Histórico

HISTÓRICO
CORAL MUNICIPAL DE ITAPEMA
GRUPO VIVAZ

Criado em 05 de março de 1997 pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Itapema o Coral InfantoJuvenil - Grupo  Vivaz - conta hoje com um n° de 80 participantes cadastrados. Entre eles crianças e adolescentes que se reúnem duas vezes por semana para ensaiar e aprimorar suas vozes. 
Tem se apresentado com brilhantismo em diversas ocasiões durante 20 anos de história, percorrendo principalmente o litoral catarinense e região sul do nosso país. 
Desde a sua criação até agosto de 2013 ele teve a regência de Jeane Barros de Souza Silva. Atualmente, conta com a regência de Débora Seben Oliveira Caetano, teclados de Queila Barros de Souza Francisco e apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Itapema. 
Mantemos um trabalho de acompanhamento   escolar dos coralistas que surpreende por seus resultados positivos provando que a música é o alimento da alma, mas que também é fonte de estímulo para o corpo e a mente.
O objetivo do grupo, além do aprimoramento  técnico vocal, é divulgar o município de Itapema para todo o Estado e até mesmo a nível nacional, mas acima de tudo, educar através da música, oferecer  às  crianças e adolescentes oportunidades para que cresçam de forma  alegre e saudável  para que sejam adultos responsáveis e realizados.
Muitas crianças já fizeram parte do Coral Vivaz e outras foram entrando no decorrer dos 20 anos. Atualmente podemos encontrar adultos que são ex-integrantes formados em diversas áreas, alguns já são pais, sendo que muitos continuam ainda cantando. 
Colhendo os frutos de seu trabalho, o Grupo Vivaz  gravou  um CD em novembro de 97, com o apoio da Rede de Hotéis Plaza e   lançou dia 23/12/99 o seu segundo CD na Praça da Paz, em Itapema, com apoio das empresas : Sonitur – Porto Belo- SC, Plaza – Itapema – SC, Petrobrás – Itajaí – SC, Sea Dive\ Museum  Itapema – SC, Quimilaus – Pinhais – Pr.
Em maio de 2005, lançou seu terceiro CD com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itapema, na Praça da Paz, num grande e emocionante show.
Em dezembro de 2012, lançou o seu quarto CD com músicas natalinas intitulado "Natal Vivaz" através do apoio cultural via lei de incentivo (Plaza Itapema Resort e Spa, Êxito Construções e Construtora Natinho).
Ainda  como reconhecimento ao seu trabalho, o Grupo foi aprovado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), para fazer parte do seu Banco de Dados na Internet.  Também teve seu projeto aprovado pelo Ministério da Ação Social dentro do programa  “Criança Cidadã” no ano de 1998.
Desde sua criação, o Coral InfantoJuvenil – Grupo Vivaz, tem cantado em diversos locais como inaugurações e programas especiais em Itapema, em programas locais e regionais de TV, em Shoppings de Santa Catarina, Parque Unipraias de Balneário Camboríu, na Câmara Legislativa de Florianópolis,  em  eventos no Parque Beto Carrero World, em escolas de toda a região, em eventos nas cidades de Curitiba, Lages, Chapecó, Mafra, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Ilhota, Porto Belo, Bombinhas, Gaspar, Barra Velha,  Tubarão, Itajaí, entre  tantas outras.
Com um repertório que vai do folclore à MPB, do Rock’n Roll às músicas que marcaram épocas ainda inclui músicas do cancioneiro latino, e outras que são verdadeiros hinos ao amor e a amizade cantados a três vozes (soprano, contralto e tenor). O Grupo desenvolve coreografias chamando a atenção da plateia que vibra e canta com o coral durante as apresentações.

A partir de 2011 o Coral passou a realizar o Projeto “Vivaz Solidário” com o objetivo de cantar gratuitamente em  asilos, casas de recuperação, orfanatos e APAE’s demonstrando solidariedade, ofertando e recebendo amor.